Fotos de ‘cidadãos comuns’ que conversam com Bolsonaro em propaganda vieram de bancos de imagem


“Alô Presidente”, pergunta uma mulher identificada como Dona Maria Eulina. “Eu queria saber como está o projeto de transposição do Rio São Francisco aqui no Ceará”, conclui. Assim começa uma propaganda do governo federal compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã desta quarta-feira (1º), em sua conta pessoal no Twitter. A peça mostra o presidente respondendo, supostamente, perguntas feitas por cidadãos comuns do Nordeste. Porém, as fotos das pessoas mostradas no vídeo são modelos de bancos de imagens, e não pessoas reais.

Na propaganda, duas pessoas supostamente comuns conversam com Bolsonaro pelo telefone, e fazem perguntas sobre obras do governo federal na região Nordeste. Em uma busca reversa pelo aplicativo TinEye, é possível identificar que as fotos dos supostos participantes que conversam com o presidente no vídeo são, na verdade, conteúdos disponíveis para compra em bancos de imagens.

A foto de Dona Maria Eulina, a primeira pessoa a questionar o presidente, não é de uma moradora real do Ceará. A foto original foi tirada pelo fotógrafo Mailson Pignata e publicada no site IStockPhoto, no dia 05 de março de 2019, com o título “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta”. Ela também aparece em outros sites de venda de imagens, com o Adobe Stock e o DreamsTime. É possível, inclusive, encontrar mais fotos da mesma modelo em outras posições.

O mesmo acontece com o outro participante do anúncio. O suposto morador de Parnamirim (RN), Francisco Valmar, que pergunta sobre “trens urbanos” a Bolsonaro também é modelo fotográfico. A foto usada aparece à venda no site Shutterstock e foi tirada pelo fotógrafo Gustavo Frazão, com o título “Retrato de trabalhador de fábrica em segundo plano”. A mesma pessoa é também modelo em outras imagens que são disponibilizadas com os nomes “trabalhador brasileiro tira selfie”, “trabalhador dançando e se divertindo depois do trabalho” e até “homem idoso dança samba”.

A mesma imagem, que também aparece no IStock, também foi comprada e utilizada pelo site escocês LocalCouncillor, onde o modelo estaria representando um “conselheiro local”.

A reprodução de fotos de bancos de imagem é uma prática comum na publicidade. No entanto, a propaganda veiculada nesta quarta dá a entender que “Maria” e “Francisco” são, de fato, moradores dos estados em um diálogo com o presidente. Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Especial de Comunicação Social, responsável pela produção das peças de marketing do governo, não retornou o contato.

COM AGÊNCIAS

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line