Dúvidas na hora de escolher o vinagre no supermercado ou no restaurante?

Utilizado há séculos na culinária, medicina, limpeza e muitas outras finalidades, o vinagre é um alimento versátil, que além de conferir um toque muito especial em diferentes pratos, proporciona benefícios à saúde e tem propriedades conservantes e medicinais, no combate a doenças como a hipertensão e diabetes, por exemplo.

Todos os tipos de vinagre são benéficos à saúde, cada um à sua maneira e com as suas particularidades , afirmam especialistas – Divulgação/ND

No supermercado ou nos restaurantes, as prateleiras e bancadas oferecem muitas opções do produto, todas saborosas, mas cada uma com suas peculiaridades. Diante de tantas alternativas é natural, muitas vezes, ter dúvidas sobre qual tipo levar para casa ou escolher na hora da refeição.

A nutricionista Fernanda Quadras Martins explica que todos são benéficos, cada um à sua maneira, mas se for preciso levar apenas um tipo, ela orienta a escolher o de maçã, que além de ser antioxidante, ajuda na digestão dos alimentos e contribui para a desintoxicação hepática. “Mas tem que ser consumido (em caso de shot) com recomendação nutricional”, alerta.

Ela destaca que o vinagre ajuda na conservação de alimentos e ressalta o sabor e textura das preparações culinárias. “Além disso, também tem baixo teor calórico, confere benefícios à saúde como redução da glicemia e melhora do processo digestivo. Outra vantagem é que o vinagre ajuda na redução da ingestão de sal na dieta ao ser incluso como tempero de preparações e há indícios que pode auxiliar no controle do colesterol”, esclarece Fernanda.

Com sede em Erechim, no Rio Grande do Sul, a indústria Koller, uma das maiores e mais tradicionais do segmento no país, produz uma grande variedade de tipos de vinagre: o balsâmico, de álcool, vinho tinto, maçã, arroz, vinho branco, vinagre de álcool composto uva, vinagre de álcool colorido, além do recém-lançado vinagre de álcool com acidez 6%. Este último ideal para a fabricação de conservas. Confira abaixo as características de cada um destes produtos, seus benefícios e usos.

Vinagre de maçã

Xodó de nutricionistas de todo o mundo, com sabor suave, aroma frutado e baixo teor de acidez, esse tipo de vinagre é ótimo para compor pratos frios de saladas, conservas e vinagretes e proporciona um sabor especial em molhos agridoces. Também conhecido como vinagre de sidra, é um dos mais utilizados e alivia os sintomas do refluxo gástrico, refresca o hálito, reduz a dor de garganta, embeleza os cabelos e tem muitos outros benefícios.

Vinagre de maçã é ótimo para compor pratos frios de saladas, conservas e vinagretes – Divulgação/ND

Vinagre balsâmico

É obtido pela fermentação alcoólica e acética do mosto de uva, cozido, a partir da uva esmagada, e separado no início da fermentação alcoólica.

É considerado um dos mais refinados condimentos e pode ser usado em saladas e frituras, além de combinar perfeitamente e exaltar o gosto e o aroma quando utilizado em pratos com carnes.

Vinagre de arroz

É um vinagre leve feito a partir do produto da fermentação de arroz. Sua cor varia entre ouro branco e pálido. Rico em ácidos aminados e sabor, se torna um ingrediente altamente benéfico para uma dieta saudável.

Seu sabor suave e levemente adocicado faz toda a diferença no preparo de receitas como sushi, para dar liga, arroz, entradas típicas das refeições japonesas e asiáticas, além de dar o toque especial nos molhos agridoces do clássico rolinho primavera.

O vinagre de arroz faz toda a diferença no preparo de receitas como sushi, para dar liga, arroz, entradas típicas das refeições japonesas e asiáticas – Divulgação/ND

Vinagre de álcool

Um dos mais tradicionais e de uso popular, obtido da cana de açúcar ou fermentação de álcool etílico.  É associado à redução da glicemia, assim como o vinagre de maçã e de vinho, devido opções provenientes de ácido acético. Como o próprio nome já diz, esse vinagre é produzido a partir do álcool. Incolor, ele é utilizado no preparo de temperos (carnes, aves e peixes) e conservas, porém apresenta um baixo nível de nutrientes. Além disso, o vinagre de álcool é muito utilizado também para limpezas de casa, substituindo produtos industrializados.

Vinagre de vinho

É elaborado a partir da fermentação de vinho, podendo auxiliar também no amaciamento de carnes em marinadas. É muito utilizado pelos brasileiros em molhos, saladas e como tempero e pode ser encontrado nas versões vinho tinto e vinho branco. Este último possui um sabor leve e suave, ideal para pratos de saladas ou preparo de peixes. Já o vinagre de vinho tinto tem um sabor mais marcante, ótimo para o preparo de carnes, marinadas e molhos.

 Saiba mais sobre esses produtos

www.vinagrekoller.com.br

Rua Júlio Trombini, 1800, Erechim, RS

Instagram: @vinagreskoller1944

TEL.: (54) 3321.4366

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line